Skip to content

Sobre

st2

foto: Thalita Aguiar, em São Tomé das Letras

Bonifrate é pseudônimo de Pedro Franke, carioca crescido em Paraty, onde iniciou seus trabalhos musicais após adquirir um velho gravador cassete de quatro canais. Duas fitas em inglês como The Psilocybian Devils (1999, 2000) foram lançadas e distribuídas entre amigos antes da estreia com o pequeno disco super lo-fi Sapos alquímicos na Era Espacial (2002).

Já habitando o Rio de Janeiro e à frente do grupo psicodélico Supercordas (2003-2016), lançou pela Open Field/Peligro Os anões da Villa do Magma em 2007, que chegou a constar em algumas listas de melhores lançamentos daquele ano. Em seguida, os primeiros concertos tiveram lugar, em São Paulo, com a banda batizada Bonifrate & Os Anões.

O álbum Um Futuro Inteiro, gravado pelo próprio Bonifrate em seu quarto com participações de camaradas músicos, foi lançado em junho de 2011 digitalmente e em CD pela Cloud Chapel Records. O disco foi aclamado por diversos blogs e revistas independentes como um dos grandes de 2011. Seu lançamento fez Bonifrate circular pelo Sudeste, Sul e Centro-Oeste, experimentando formações e atmosferas diferentes em cada ambiente, e mostrando as diversas facetas do álbum. Uma reedição em vinil está prestes a ser lançada no verão de 2017-18 pela Dom Pedro Discos.

O LP Museu de Arte Moderna (2013) foi lançado em vinil pela Balaclava Records no final de 2014, e traz sonoridades mais diversas e um pulso mais forte que os lançamentos anteriores, ainda que mantendo a tradição das gravações caseiras. O álbum foi majoritariamente gravado em Paraty, onde Bonifrate voltou a residir em 2012. O lançamento oficial teve lugar no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com desdobramentos em Paraty, Rio de Janeiro e Belém do Pará.

Em 2014 também saiu o EP Toca do Cosmos em fita cassete e download gratuito, que inclui uma regravação do primeiro EP de 2002 (“Seqüelagem”) e outras 4 releituras de amigos compositores.

Desde então, Bonifrate andou colaborando em gravações de artistas como Boogarins, D Mingus, Novanguarda, Some Community, Acessórios Essenciais e Luneta Mágica, além de ter integrado como guitarrista as bandas Digital Ameríndio & (American Bigfoot) Mouse Mouse Joe e Simplício Neto & Os Nefelibatas, tendo produzido o primeiro EP destes últimos, Fuscas & Dirigíveis (2014).

Lady Remédios é um pequeno disco conceitual sobre a cidade de Paraty, e foi lançado pela Balaclava Records em agosto de 2017.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. clacla permalink
    julho 3, 2016 1:29 am

    nada melhor

  2. fabricio permalink
    maio 31, 2011 3:39 am

    Assino todos os despautérios sobre este cara! Eles pegaram leve, ainda…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: