Pular para o conteúdo

Sobre

st2
foto: Thalita Aguiar, em São Tomé das Letras

Bonifrate é o projeto musical de Pedro Franke, carioca crescido em Paraty, cidade onde iniciou suas aventuras sonoras no fim dos anos 90, após topar com um velho gravador cassete de quatro pistas. Gravou seu primeiro EP, o super lo-fi Sapos Alquímicos na Era Espacial, em 2002. No ano seguinte, já habitando o Rio de Janeiro, fundou o grupo psicodélico Supercordas, com quem lançou três álbuns entre 2006 e 2015, enquanto continuava produzindo e se apresentando como Bonifrate.

O primeiro LP Os Anões da Villa do Magma foi lançado pelo lendário selo paulistano Open Field/Peligro em 2007. Os primeiros concertos aconteceram em São Paulo e depois Rio de Janeiro, com formações batizadas Bonifrate & Os Anões e Bonifrate & Os Demônios Do Brejo.

Em 2011, o álbum Um Futuro Inteiro abriu novas portas para o artista, repercutindo na imprensa musical alternativa e rendendo diversas apresentações com diferentes bandas de apoio.

Voltou a morar em Paraty em 2012, quando passou a trabalhar como técnico em história em um museu público da cidade. Nos anos seguintes lançou os LPs Museu de Arte Moderna (2013) e Mundo Encoberto (2019) e os EPs Toca do Cosmos (2014) e Lady Remédios (2017), todos gravados e mixados em casa.

Em 2019, em parceria com Dinho Almeida (Boogarins), lançou o primeiro disco homônimo do projeto Guaxe pelo selo estadunidense Overseas Artists Recordings, que também lançou o quinto álbum de estúdio de Bonifrate dois anos depois. Corisco saiu em vinil e em pouco tempo se tornou o disco mais ouvido do artista nas plataformas.

Bonifrate colaborou em gravações de artistas como Boogarins, Bike, Betina, D Mingus, Novanguarda, Wry e Luneta Mágica, além de ter integrado como guitarrista as bandas Digital Ameríndio & (American Bigfoot) Mouse Mouse Joe, Acessórios Essenciais e Simplício Neto & Os Nefelibatas, tendo produzido o primeiro EP destes últimos, Fuscas & Dirigíveis (2014).

2 Comentários leave one →
  1. clacla permalink
    julho 3, 2016 1:29 am

    nada melhor

  2. fabricio permalink
    maio 31, 2011 3:39 am

    Assino todos os despautérios sobre este cara! Eles pegaram leve, ainda…

Deixe um comentário